NAEDS

FICHA TÉCNICA : Equipa: Teresa Reis (prof.), Fernando Rebelo (prof.), Sandra Silva (prof.). Colaboradores: Maria Armanda Mendes (prof.).

Contacto: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Notícias do nosso Agrupamento

Queremos informar-vos que a rubrica relativa ao Jornal da Escola na página do agrupamento passou a chamar-se “Notícias do nosso  Agrupamento” com o intuito de relatar e informar toda a comunidade escolar sobre atividades, visitas, acontecimentos, notícias que  considerem relevantes e que digam respeito a todas as nossas escolas.

Assim, agradecemos a todos e todas as colegas que deem conhecimento de todos os assuntos de interesse para que sejam publicados. Poderão enviar relatos completos ou informações concretas sobre os mesmos para que se possa redigir os textos respetivos. Deverão ainda enviar fotografias em separado (em .jpg) para acompanhar as notícias.

Pretende-se por um lado estar a par das atividades relevantes que vão ocorrendo ao longo do ano letivo em todas as escolas e por outro lado adquirir uma cultura de maior proximidade, de modo a estabelecer uma melhor articulação entre todos, construir e consolidar gradualmente o sentido de pertença e de identidade do agrupamento, tal como está previsto no nosso Projeto Educativo.

Deverão enviar as notícias ou as informações para o email institucional: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Aguardamos com grande expectativa as vossas notícias.

Decorreu na ESDS, entre 13 e 18 de outubro, o 3º encontro da parceria INTEReST (ensino interdisciplinar das ciências), financiada no âmbito do programa Erasmus+.

O encontro trouxe à nossa escola 13 professores e 12 alunos de escolas congéneres da Hungria, Lituânia e Turquia, e foi organizado pela equipa local do projeto, constituída pelas professoras Paula Paiva, Carla Vaz, Ana Cristina Santos e Telma Rodrigues, coordenadas pelo professor Fernando Rebelo, em estreita colaboração com a diretora Sara Moura. Contou igualmente com o apoio logístico da Junta de Freguesia da Charneca e Sobreda e da Câmara Municipal de Almada e a colaboração científica da FCT, no âmbito do programa Cientificamente Provável.

Sendo objetivo da parceria o intercâmbio de práticas letivas no âmbito do ensino-aprendizagem das ciências experimentais e da matemática, numa perspectiva interdisciplinar, o programa do encontro refletiu esse mesmo objetivo. Enquanto os alunos (12 estrangeiros e 12 portugueses) lecionaram aos restantes 20 colegas 4 aulas (uma por cada país), em que mobilizaram pelos menos duas disciplinas e utilizaram a metodologia CLIL (Contents and learning Integrated Learning), os professores, depois de uma palestra inspiradora, pelo professor José Matos (Bastonário da Ordem dos Biólogos e investigador), aceitaram o desafio de, em 5 workshops, desenharem um projeto científico recorrendo a 4 disciplinas (biologia, matemática, física e química) que irão desenvolver em conjunto com os alunos e que será apresentado no 4º Encontro da parceria, na Feira das Ciências, que terá lugar em Mersin, Turquia, em março de 2020.

Para além destes workshops, os participantes tiveram um calendário intenso de atividades que envolveu visitas ao Pavilhão do Conhecimento, Oceanário e FCT, além de uma aula de surf na Costa da Caparica, antecedida de uma aula com os fundamentos científicos por detrás da prática desportiva, preparada pelas professoras portuguesas e lecionada em conjunto com as/os colegas estrangeiras aos 24 alunos participantes.

O encontro superou as nossas expetativas como organizadores (até no cansaço), sendo de realçar o excelente grupo de 24 alunos participantes, que se distinguiram pelo entusiasmo, curiosidade e persistência com que encararam todas as atividades que lhes foram propostas.

Prof. Fernando Rebelo