NAEDS

FICHA TÉCNICA : Equipa: Teresa Reis (prof.), Fernando Rebelo (prof.), Sandra Silva (prof.). Colaboradores: Maria Armanda Mendes (prof.).

Contacto: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Notícias do nosso Agrupamento

Queremos informar-vos que a rubrica relativa ao Jornal da Escola na página do agrupamento passou a chamar-se “Notícias do nosso  Agrupamento” com o intuito de relatar e informar toda a comunidade escolar sobre atividades, visitas, acontecimentos, notícias que  considerem relevantes e que digam respeito a todas as nossas escolas.

Assim, agradecemos a todos e todas as colegas que deem conhecimento de todos os assuntos de interesse para que sejam publicados. Poderão enviar relatos completos ou informações concretas sobre os mesmos para que se possa redigir os textos respetivos. Deverão ainda enviar fotografias em separado (em .jpg) para acompanhar as notícias.

Pretende-se por um lado estar a par das atividades relevantes que vão ocorrendo ao longo do ano letivo em todas as escolas e por outro lado adquirir uma cultura de maior proximidade, de modo a estabelecer uma melhor articulação entre todos, construir e consolidar gradualmente o sentido de pertença e de identidade do agrupamento, tal como está previsto no nosso Projeto Educativo.

Deverão enviar as notícias ou as informações para o email institucional: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Aguardamos com grande expectativa as vossas notícias.

No dia 8 de maio os alunos do 10º B e 10º C participaram, no âmbito do Projeto “Engenheiras por Um Dia”, numa palestra dinamizada pela Professora Zita Martins, do Instituto Superior Técnico, subordinada ao tema “Astrobiologia - Origem e procura de Vida no Sistema Solar”

Os alunos tiveram oportunidade de ficar a conhecer os últimos dados científicos relativos às missões espaciais já realizadas e às investigações atuais relacionadas com a procura da origem da vida na Terra. O Projeto “Engenheiras por Um Dia” é coordenado pelo Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e implementado por uma parceria entre o Instituto Superior Técnico, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Carta da Diversidade e a Ordem dos Engenheiros e visa promover junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

Durante o corrente ano letivo já foram realizadas várias atividades no âmbito do projeto, entre as quais palestras dinamizadas pela Universidade Atlântica, pela empresa Microsoft e a Comemoração do Dia Internacional das Raparigas nas TIC, que contou com a presença da Drª Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

A divulgação do projeto passou também pela Mostra de Ensino de Almada, visto que a Daniel Sampaio é a única escola do concelho de Almada que aderiu à implementação deste projeto. A sessão de encerramento do projeto decorreu no dia 16 de maio em Lisboa, onde a escola esteve presente a participar nos vários laboratórios de ciências e tecnologias dinamizados pelas entidades parceiras do projeto.

A escola agradece ainda a colaboração da Junta de Freguesia de Charneca da Caparica e Sobreda que muito amavelmente facultou o transporte da professora Zita Martins até ao nosso estabelecimento de ensino, assim como, a deslocação dos alunos à sessão de encerramento no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa.

A professora Coordenadora do Projeto

Carla Vaz

Estação meteorológica da ESDS

Descarregue aqui a aplicação para o seu telemóvel