Perante a situação singular e inesperada que vivemos, foram decretadas pelo governo, no dia 9 de abril, medidas excecionais na área da educação, de entre as quais se destaca a suspensão das atividades letivas presenciais, previsivelmente, durante todo o final de semestre, no caso do Ensino Básico / 10º ano, e pelo menos até 4 de maio , nos 11º e 12º anos. Foi também anunciado o cancelamento das Provas de Aferição e das Provas Finais de 9º ano, a alteração do calendário de exames do Secundário, bem como a possibilidade de prolongamento do calendário escolar.

Tornou-se, assim, necessário reequacionar o final de semestre letivo e a reorganização do trabalho escolar, com a elaboração do Plano de Ensino a Distância do Agrupamento

O Plano SeR+@Distância, que agora se divulga, pretende responder às exigências da situação, pondo em prática também o Projeto Educativo do agrupamento Saberes em Rede (SeR+). Numa época em que os vários SABERES têm de estar EM REDE, temos de SER+ solidários, intervenientes, criativos e inovadores.

Linhas gerais do Plano SeR+@Distância:

• Garantir a manutenção das Aprendizagens, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais;
  • Assegurar a continuidade do apoio e contacto que se quer de proximidade, ainda que à distância;
  • Definir papéis de liderança na execução do Plano - Importância do Diretor de Turma / Professor Titular / Educador;
  • Adequar as opções estratégicas, de acordo com a especificidade dos ciclos;
  • Definir espaços de trabalho síncrono e assíncrono (oportunidade de interação com professores e colegas / organização autónoma do estudo);
  • Delinear uma organização semanal, por ciclos:
    • Plano Semanal de Turma (PSA);
    • Mancha horária tipo
  • Garantir a equidade para alunos sem acesso a Internet / meios digitais.

Aos Alunos garante-se:

• acesso à Aprendizagem, a apoio pedagógico, a apoio social (na escola de acolhimento) e igualdade de oportunidades para aqueles que revelem dificuldades na interação digital.

Aos Alunos exige-se:

• o dever de ser parte ativa na construção do seu conhecimento, de forma empenhada, responsável, adequada e cada vez mais autónoma, enquanto alunos nestes Novos Tempos de Aprendizagem Digital.

Operacionalização da primeira semana

Tendo em conta que o Plano E@D foi aprovado em sede de Conselho Pedagógico no dia 13 de abril, a primeira semana de atividades letivas não presenciais decorrerá com alguns constrangimentos e adaptações. Assim:

Dia 14 de abril - à Tarde

Encontro com o diretor de turma/professor titular de turma/educador para apresentação do Plano à turma e explicitação do modo de funcionamento dos momentos seguintes a alunos e/ou encarregados de educação, consoante os ciclos.

De dia 15 a 17 de abril

Dependendo do ciclo a que se destina, serão disponibilizadas tarefas variadas, algumas de caráter mais lúdico, por disciplina, sem ainda obedecer a um plano/horário mais organizado.

De dia 20 de abril em diante

Findo o processo de organização, o Plano estará completamente pronto para ser operacionalizado.

Alunos, professores, técnicos e famílias têm de unir esforços para manter rotinas colaborativas, mesmo a distância, que permitam a continuação do desenvolvimento harmonioso do processo de apropriação do Saber.

Acreditamos, que hoje, mais do que nunca, as diversas REDES, tanto as estabelecidas, como as agora criadas, exigem de todos uma grande entrega, reinvenção e engenho para que, em conjunto possamos construir um caminho nestes NOVOS TEMPOS PARA APRENDER.

Juntos vamos SER+ Daniel Sampaio!

A Diretora

Sara Moura